O que é o Prodetur  

 O Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste – PRODETUR foi concebido em 1992 através da iniciativa dos governos estaduais, do Banco do Nordeste, do Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR e da Comissão de Turismo Integrado – CTI.  O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária do Turismo, em parceria com o Ministério do turismo, Banco do Nordeste do Brasil e banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com a execução do SENAC/CE e SEBRAE/CE, está lançando o Programa de Qualificação Profissional e Empresrial para o Turismo. O SENAC é o responsável pela qualificação profissional do programa, que irá beneficiar 7.200 trabalhadores de todo o Estado do Ceará.

 
Quais os Objetivos

         Reforçar o potencial turístico do Nordeste, via priorização de ações que mantenham e expandam sua crescente indústria turística, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional;
       Melhorar as condições de infra-estrutura básica e serviços públicos nas áreas atualmente em expansão turística;
         Gerar oportunidade de emprego e aumentar os níveis de renda e das receitas públicas, a partir da atração de investimentos privados complementares.
         É o conjunto de diretrizes, metas, em curto prazo, resultados esperados e benefícios aos profissionais relacionados direta ou indiretamente ao Turismo dentro da abrangência de um Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDITS.
         Tem por objetivo atender a demanda por qualificação identificada na pesquisa diagnóstica e plausível de financiamento com os recursos do PRODETUR/NE II.
         É uma ação promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo, Banco do Nordeste do Brasil e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com a execução do SENAC-CE e SEBRAE-CE.
         O Programa faz parte do Plano Nacional do Turismo do Governo Federal, que define como vetor do desenvolvimento sustentável do turismo a elevação dos níveis de profissionalização, contribuindo para melhorar a qualidade no atendimento e o nível de satisfação dos turistas.
         O Programa de Qualificação Profissional e Empresarial é ainda, considerado um dos pilares da preparação do Ceará para a Copa do Mundo de 2014.


Quem pode se escrever

Pessoas desempregadas em busca de novas oportunidades de trabalho no setor de Turismo;
Profissionais do setor de Truísmo (empregados formais ou informais e desempregados);
Profissionais, empresários e gestores que atuam nos segmentos:

Ø   Meios de Hospedagem: pousadas, hotéis, albergues, camping, flat/apart hotéis;
Ø   Alimentação e bebidas: bares, restaurantes, quiosques, e barracas de praias ;
Ø   Receptivo: Agências de viagens e turismo.

Quais os cursos

     Agente de Turismo, 30 h/a.
     Aperfeiçoamento para Guia de Turismo, 80 h/a.
     Barman, 136 h/a
     Camareira ou Arrumadeira, 120 h/a.
     Capitão Porteiro, 100 h/a
     Confeiteiro Padeiro, 160 h/a
     Cozinheiro Chef, 160 h/a
     Cozinheiro Função Polivalente, 180 h/a.
     Garçom em Função Especializada, 220 h/a.
     Garçom Função Polivalente, 260 h/a.
     Gerente de Governança, 160 h/a.
     Gerente de Meios de Hospedagem, 240 h/a.
     Maitre, 148 h/a
     Mensageiro, 92 h/a
     Motorista de Veículos de Turismo, 54 h/a.
     Recepcionista Função Polivalente, 240 h/a.
     Reparador Polivalente, 140 h/a